G_noticia_26782

Vendas de veículos usados avançam 8,2% no ano

E em novembro transferências caem 2,1% na comparação com outubro

SUELI REIS, AB

O volume de vendas de veículosusadosavançou 8,2% em onze meses acumulados do ano, na comparação com mesmo período do ano passado, ao superar 10 milhões de unidades, na soma de leves e pesados, segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias no Brasil. No resultado isolado de novembro, houve queda de 2,17% sobre o volume de outubro, que passou de 933,8 mil para 908,2 mil transferências.

– Veja aqui os dados de usados da Fenabrave
– Veja aqui outros dados de emplacamentos
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Os dados indicam que para cada veículo novo vendido no período de janeiro a novembro deste ano, o mercado de usados movimentou 4,4 unidades, considerando o volume total de leves e pesados.

Segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, o segmento de usados continua com viés de alta, apesar da retração verificada no mês passado, explicada pelo menor número de dias úteis com relação a outubro. Com isso, o executivo manteve as perspectivas para 2017: “As vendas de veículos usados devem encerrar o ano seguindo nossas projeções que crescimento, em torno de 7,5%, com relação a 2016.”

Entre os segmentos, todos apresentaram aumento das vendas no comparativo anual acumulado, sendo 8,3% nos leves, que passaram de 8,96 milhões para 9,71 milhões de unidades. Já os pesados, que inclui caminhões e ônibus, a alta é de 6,3%, de 337,9 mil para 359,3 mil.

Na categoria leve, os automóveis registram o maior volume de veículos que trocaram de dono, atingindo 8,4 milhões em onze meses, incremento de 8,5% no comparativo anual. Já os comerciais leves, com 1,3 milhão de unidades, registra alta de 6,6%.

Nos pesados, o destaque vai para o setor de ônibus, cujas transferências aumentaram 22,1% entre janeiro-novembro, para 44,1 mil unidades. No mesmo período, 315,2 mil caminhões trocaram de dono, 4,4% a mais do que em iguais meses do ano passado.

Fonte: AB