G_noticia_26512

Ford cria boné antissono para motoristas

Na cabeça, percebe a fadiga e vibra para impedir cochilo ao volante

PEDRO KUTNEY, AB

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, experimenta o boné antissono
Ford Caminhões apresentou um boné antissono para motoristas, que será uma das atrações de seu estande na próxima Fenatran (Salão Internacional do Transporte de Cargas, de 16 a 20 de outubro no SP Expo, em São Paulo). Ainda em fase de protótipo e sem data para chegar ao mercado, o boné é equipado com sensores que monitoram o movimento da cabeça e interpretam um possível cochilo ao volante. Quando percebe que o motorista cai no sono, a chamada “pescada”, começa a vibrar e emite alertas sonoro e luminoso para acordá-lo, incentivando a fazer uma parada para descanso. A novidade foi apresentada como parte da comemoração dos 60 anos de produção de caminhões Ford no Brasil.

“É uma ideia simples, mas com grande potencial de evitar uma das maiores causas de acidentes de caminhões. Este Boné Alerta que já estamos testando há oito meses detecta a fadiga e avisa o motorista”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, enquanto usava na cabeça o protótipo que apresentou a jornalistas na sexta-feira, 6. “Tenho certeza que será uma importante ajuda para aumentar a segurança das estradas brasileiras”, completou.

O Boné Alerta da Ford foi testado durante oito meses por um grupo selecionado de motoristas e já soma mais de 5 mil quilômetros percorridos em condições reais de rodagem. O protótipo também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar na prevenção de acidentes nas estradas.

“Ainda não sabemos se vamos oferecer o Boné Alerta como um brinde a clientes ou podemos vende-lo como acessório. Antes precisamos terminar o desenvolvimento para garantir o padrão de qualidade e funcionamento”, diz João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões. “O fato é que boa parte dos caminhoneiros usa boné e tem problemas de sono ao volante. É uma boa solução”, completa.

Fonte: AB