sadsa

Aliança Renault-Nissan bate novo recorde de vendas

Grupo que agora inclui Mitsubishi entrega 5,27 milhões de veículos no semestre

REDAÇÃO AB

A Aliança Renault-Nissan, que desde o fim do ano passado também conta com a Mitsubishi, registrou novo recorde de vendas para o primeiro semestre ao entregar 5,27 milhões de veículos em todo o mundo. O volume é ainda 7% maior do que o registrado há um ano.

Entre os volumes, o da Nissan é o maior: foram pouco mais de 2,89 milhões de unidades emplacadas pelo mundo no primeiro semestre, alta de 5,6% no comparativo anual, com destaques para vendas no Japão e Europa, com crescimento de 22,9% e 5,7%, respectivamente. Sua marca de luxo Infiniti contribuiu com 125 mil, aumento de 13%.

A Renault, cujo grupo integra ainda Dacia e Lada, registrou venda de 1,87 milhão de unidades, avanço de 10,4%. O grupo também bateu seu próprio recorde no primeiro semestre, alcançando inclusive a vice-liderança no mercado europeu ao desbanca a rival PSA (leia aqui). Seus volumes e participação de mercado avançaram em todas as regiões, inclusive na que reúne África, Oriente Médio e Índia, onde a montadora registrou aumento de 19,3% das entregas, de 50,5% na Ásia Pacífico, além do Brasil (leia aqui).

Para os resultados da aliança, a Mitsubishi contribuiu com 494,3 mil veículos em todo o mundo, aumento de 2,4% impulsionada pela retomada das vendas de seus minicarros Kei no Japão. O aumento das vendas reflete também o forte crescimento da marca na China, com o lançamento do SUV Outlander fabricado localmente.

“A Aliança entregou um recorde de vendas durante o primeiro semestre de 2017. Continuaremos a alavancar nossas economias em escala e presença no mercado global para oferecer valiosas sinergias para nossas empresas membro este ano, mantendo uma linha de produtos fortemente tecnológica e oferecendo aos clientes modelos elétricos inovadores” disse em nota o presidente mundial da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. “Nossa Aliança, agora ampliada com a Mitsubishi, está bem colocada para entregar todo o seu potencial, não só em termos de volume, mas também para oferecer serviços de mobilidade de última geração a clientes em todo o mundo”, complementa.

Entre os elétricos das marcas, que incluem Nissan Leaf, do Renault Zoe e Mitsubishi i-Miev, as vendas somaram 481,1 mil unidades, enquanto os híbridos que considera as versão híbrido plug-in do Mitsubishi Outlander ultrapassam as 13 mil unidades vendidas.

Fonte: AB