2016-09-01t095431z_354504288_d1betyttidab_rtrmadp_3_britain-eu-pmi

Venda de veículos novos recua 11% em agosto, diz Fenabrave

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil recuaram 11,26% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1) pela federação dos concessionários, a Fenabrave.
Foram emplacados 183,9 mil veículos novos, ante 181,4 mil em julho, o que representa uma leve alta de 1,37% na comparação com o mês imediatamente anterior.
Ainda tímida, esta é a 4ª alta consecutiva sobre o mês anterior, e o melhor resultado de 2016. Desde maio, as vendas apresentam pequena melhora mês a mês.
Porém, a média de vendas por dia útil, um indicador chave da demanda do setor, recuou no comparativo entre agosto, que teve 23 dias úteis para emplacamentos, e julho, que teve 21. A média no período caiu de 8,6 mil para 8 mil licenciamentos, informou a agência Reuters.
O mercado brasileiro de modelos novos ainda acumula queda de 23% de janeiro a agosto, com 1,34 milhão de unidades comercializadas, ante 1,75 milhão no mesmo período do ano passado.

Marcas

Na briga para ver quem cai menos, a Chevrolet está levando a melhor, somando 16,7% das vendas de carros e comerciais leves de janeiro a agosto.
Em segundo lugar, a ex-líder Fiat tem agora 15,49%, mas tenta se recuperar com o crescimento do pequeno Mobi e da picape Toro. A Volkswagen é a terceira com 12,8% do mercado, seguida por Hyundai (9,89%), Toyota (9,17%), Ford (8,81%) e Renault (7,46%).